segunda-feira, 18 de junho de 2012

Apresentação


Iniciar este blog ou texto definindo seu conceito é a melhor maneira de explicar para qual finalidade ele esta sendo criado. O termo blog criou-se por volta de 1999 quando surgiram as versões de internet para textos, onde qualquer autor poderia postar seus textos com a finalidade de divulgá-los criando uma interatividade com seus leitores.

Mas que tipos de textos? Os textos por definição são todos os tipos de palavras articuladas, escritas sobre qualquer suporte, com a intenção de fazer sentido ao leitor, não importando o assunto, contanto que tenha informações suficientes sobre o tema. Possibilitar ao leitor ter acesso a estas palavras e relacionar a ferramentas que a internet o dispõe cria-se o que chamamos de hipertexto.

O hipertexto é um formato de texto no qual não atende aos regramentos tradicionais de narrativas comuns, ou seja, com início, meio e fim. O hipertexto tem um vínculo muito próximo e identificado com a internet, entretanto isto não significa que não possa ser identificado de outras formas. A enciclopédia é um exemplo clássico de hipertexto em papel impresso, pois nela é possível ter acesso a verbetes que não se encontram de forma linear. A internet é uma ferramenta mais dinâmica e que permite uma maior facilidade de acesso a qualquer informação, seguindo esta linha, no meio digital se percebe o hipertexto mais claramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog