Conotação X Denotação
      Também chamado de sentido metafórico de uma palavra, a conotação é a nomenclatura linguística que utilizamos para denominar o sentido das palavras que fica subjetivo em uma expressão. É o uso da palavra em seu sentido figurado, em contexto de comunicação específico, uma linguagem que expressa mais que o significado objetivo de uma palavra. Muito comum na literatura, porém não exclusivamente, podemos perceber a presença deste tipo de linguagem no texto em:
-  Letras de músicas - Coração de papel do artista Sérgio Reis, muito conhecida por seus versos, o cantor usa um sentido conotativo da expressão "coração de papel", trazendo o sentido para esta expressão de um coração frágil. (http://letras.terra.com.br/sergio-reis/84250/)
 
-  Conversas do dia a dia, etc.
 

O sentido conotativo por sua vez traz à expressão o sentido objetivo da referência, de modo a não depender de uma análise de contexto para sua compreensão. A expressão denotativa identifica sempre um objeto ou um ser com as palavras que são sempre usadas para designá-los, é simplesmente o uso da palavra em seu sentido original.
 
 
 
          
      
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário